O que é dropshipping? [Explicação Completa]


A crescente busca por formas de ganhar dinheiro trabalhando em casa não é um fenômeno isolado: ela vem do desejo, cada vez mais difundido, de trabalhar num ambiente com mais liberdade – no qual você é o seu próprio chefe, pode tomar as suas próprias decisões e não precisa se preocupar com os horários rígidos e tampouco com o trânsito para chegar ao trabalho.


É natural, também, que grande parte das ideias para ganhar dinheiro trabalhando em casa envolvam o e-commerce; afinal, o setor não só já se consolidou como um dos gigantes do mercado global como também é lar para os mais variados nichos, produtos e serviços.

E, quando o assunto é ganhar dinheiro em casa com o e-commerce, não há dúvidas de que a palavra na ponta da língua será sempre a mesma: o dropshipping.

Você pode até não ter se dado conta, mas na verdade já deve ter comprado dentro desse modelo comercial, pois algumas das gigantes do e-commerce, como a Amazon, as Lojas Americanas e a Shoptime, já adotaram o dropshipping no Brasil.

De uma maneira resumida, então, o dropshipping funciona da seguinte maneira:

Você, o lojista, usa um marketplace digital como o Oberlo para selecionar e importar os produtos que deseja vender. Quando o seu cliente realizar uma compra, você redireciona essa encomenda para o seu fornecedor, que fabrica o produto; depois disso, o fornecedor fica responsável por enviar o produto para o cliente final.

Em outras palavras: com o dropshipping, você só precisa se preocupar com as estratégias de marketing e com o atendimento ao cliente. O resto fica por conta do fornecedor.


Benefícios e pontos positivos do dropshipping

  • Não requer um alto investimento inicial: nós já mencionamos isso rapidamente quando explicamos ali em cima o que é dropshipping, mas vale a pena falar sobre isso em mais detalhes. Um dos maiores problemas com as ideias para ganhar dinheiro trabalhando em casa é que muitas necessitam ou de altos investimentos sem grandes promessas de retorno (como acontece no modelo tradicional de negócios do e-commerce) ou da compra de equipamentos caros para a fabricação e o preparo de produtos e serviços. O mesmo não acontece com o dropshipping, já que para começar a vender dentro desse inovador modelo de negócios você só precisa montar uma loja virtual, encontrar o produto certo, um fornecedor confiável e pronto! Como você só precisará comprar os produtos depois que de fato vendê-los, é possível abrir o seu próprio negócio e ganhar dinheiro com dropshipping sem precisar investir um tostão sequer.

  • É um empreendimento de baixo risco: como o dropshipping elimina a necessidade de estoques físicos, você não precisa perder noites de sono pensando em como vai vender todas aquelas caixas de produto empilhadas na sua sala de estar. E sabe qual é o melhor de tudo? Se o produto que você escolheu simplesmente não estiver vendendo, é só trocá-lo por outro – sem prejuízos e sem dor de cabeça. Diferente dos outros meios de ganhar dinheiro em casa que vemos por aí, o dropshipping permite um alto grau de liberdade, de modo que é possível experimentar com nichos, tendências e modas passageiras (e ainda sair no lucro).

  • Alta variedade de produtos: se você optar por fazer dropshipping no Brasil ou quiser vender para o resto do mundo, contará com uma grande variedade de produtos que simplesmente não está disponível para outros lojistas de outros modelos mais tradicionais do e-commerce. Além disso, como você pode trocar os produtos anunciados na loja com apenas alguns cliques, é possível se manter sempre um passo à frente da concorrência.

  • Liberdade para tomar decisões importantes: no dropshipping, você é o seu próprio chefe. Isso significa que você pode trabalhar nos horários e nos dias que quiser, da forma que quiser e até mesmo de onde quiser.

Um pequeno alerta sobre o dropshipping

Por mais que o dropshipping seja uma das melhores ideias para ganhar dinheiro em casa, é sempre bom lembrar que nem tudo são flores. Assim como qualquer outro empreendimento, fazer dropshipping no Brasil ou em qualquer outro país é uma atividade que requer cuidado, atenção e muita pesquisa.

A primeira coisa é: como lojista, é sua obrigação cumprir as regulamentações municipais, regionais e nacionais para pequenos empresários. Também não podemos esquecer o fato de que os empreendedores por trás das lojas de dropshipping no Brasil precisam estar sempre a par das novas tendências de mercado, dos produtos que estão vendendo bem e, claro, conhecer os nichos que já não se mostram tão lucrativos assim.

Ganhar dinheiro na internet com dropshipping pode ser uma ideia muito promissora, mas isso não significa que seja uma garantia de sucesso.

Se você estiver com a pulga atrás da orelha ou quiser se inspirar nas histórias de quem conseguiu vencer no dropshipping.

Como ganhar dinheiro com dropshipping

Agora que você já descobriu o dropshipping e sabe como ganhar dinheiro em casa com internet, está na hora de conversarmos sobre algumas estratégias e dicas práticas, que ajudarão você a construir uma loja virtual de sucesso.

Como ganhar dinheiro em casa? – Passo 1: Crie a sua loja virtual

Se você está pensando que não vai se dar muito bem com o dropshipping ou mesmo com outras ideias para ganhar dinheiro trabalhando em casa porque não se dá muito bem com a tecnologia, pode parar por aí: hoje em dia, a coisa mais fácil do mundo é criar uma loja virtual – ainda mais se você usar a Shopify, aliada ideal para empreendedores que se perguntam como ganhar dinheiro trabalhando em casa.

A plataforma oferece uma grande variedade de templates, apps e serviços feitos sob medida para empreendedores que estão começando uma loja virtual ou que desejam simplificar seus processos internos – e também possui uma integração direta com o Oberlo.