3 dicas aprovadas para recuperar carrinhos abandonados



Recuperar carrinho abandonado é um dos desafios diários dos gestores de lojas virtuais. Quando o cliente começa um pedido, mas não conclui, é sinal de que algo o desmotivou durante o processo. Cabe à loja encontrar formas assertivas para recuperar o consumidor.
Pesquisas apontam que cerca de 82,1% dos carrinhos gerados em e-commerces brasileiros são abandonados.

1. Whatsapp

A forma que mais converte é via Whatsapp pois você tem um contato mais pessoal com o cliente e poderá quebrar as objeções.

  • Utilize gatilhos de escassez como últimas unidades, preço por tempo limitado ou vencimento próximo.
  • Faça ligações no whatsapp, o cliente gosta de ouvir uma outra pessoa e passa credibilidade.
  • Entre em contato após ser gerado o carrinho, o cliente ainda está na empolgação da compra e a chance é maior de fechar.

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2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente opção principalmente para lembrar o cliente de finalizar uma compra ou até mesmo realizar um pagamento. Além disso, com os e-mails marketing, também é possível ajudar o consumidor com esses processos, pois, muitas vezes, o mesmo pode ter dificuldades para finalizar o pedido no e-commerce. Lembre-se também de trabalhar com e-mails atrativos, oferecendo descontos para próximas compras, por exemplo.

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3. Remarketing com benefícios

Essa estratégia também é uma boa opção recuperar carrinho abandonado no e-commerce. Quando o consumidor adiciona um produto no carrinho e não finaliza o processo, é possível, com o remarketing, lembrá-lo do produto oferecendo ainda benefícios, ou seja, condições melhores para fechar o pedido. Esses benefícios podem ser um desconto no produto, no frete ou também um cupom para uma próxima compra na loja virtual.

Motivos para o abandono

  • Frete muito caro, sem frete grátis, prazo demorado
    Faça contrato com correios ou busque plataformas alternativas ao Correios como Melhor Envio, Frenet
  • Navegação lenta e difícil
    Menos é mais, deixe o site limpo sem muitas opções para confundir a cabeça do cliente.
  • Suporte mal executado e sem agilidade
    Responda e-mails, chats, redes sociais de forma ágil.
  • Checkout complicado e com muitos processos
    Utilizar Checkout transparente (uma tela apenas) é essencial para aumento de conversão.
  • Poucas formas de pagamento
    Tenha todas formas possíveis como Boleto, parcelamentos, depósitos e transferências são boas técnicas para solucionar esse problema.
  • Desconfiança
    Tenha um certificado SSL (seguro) e coloque atendimento via chat.
  • Burocracia para cadastro no site
    Tenha o cadastro na mesma tela de pagamento ou diminua o número de cliques para finalizar a compra.